top of page

EDUCAÇÃO E IDEOLOGIAS


Estava aqui pensando sobre educação, nada demais.


Estar na universidade nos proporciona o acesso a teóricos relevantes e inovadores do pensamento mundial atual. Teorias que podemos ou não validar com nosso próprio pensamento e análise, sem a obrigação de concordar com os teóricos.


É fácil falar que as universidades são berços esquerdistas ou comunistas, pois, estes estão acostumados com o Ensino Fundamental / Médio, onde crianças e adolescentes são obrigados a seguir regras e não possuem espaço para pensar. Pelo menos não o espaço correto para exercitar o pensamento livre. Podemos refutar, fazer uma antítese ou simplesmente, pensar sobre ela sem que necessariamente, concordemos com as mesmas.


Optar pelo pensamento esquerdista não ortodoxo não significa ter atitudes de vandalismo; é optar pelo bem comum a todos, pensar em novas possibilidades fazendo uso da liberdade e respeito. Repito: LIBERDADE E RESPEITO.



Passamos pelo menos 17 anos do início de nossas vidas sendo obrigados a seguir modelos educacionais que nos doutrinam a obedecer. Nem mesmo o respeito é ensinado, ele nos é obrigado. Crianças e adolescentes respeitam (e olhe lá!) professores por obrigação, ninguém lhes mostra o valor do professor, o motivo pelo qual ele está ali e porque ele fica na frente de todos derrubando conteúdos (muitas vezes já ultrapassado) que não entendemos sua utilidade na vida, mas somos obrigados a aprender para passar no vestibular (outro método ultrapassado para seleção candidatos).


A universidade não é lugar um perfeito, mas ainda sim, nos permite exercitar a liberdade de pensamento. Liberdade essa que julgo ser a mais importante pra qualquer pessoa.

Como eu disse antes, nada demais.



Deixo aqui um vídeo para inspirar novos pensamentos sobre o assunto.


LEANDRO KARNAL - Jornal da Cultura - Educação

Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page